Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)



SCM é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas e lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos.
Os SCM permitem fornecer uma solução que melhora a capacidade de planeamento, resposta, implementação e controlo de toda a actividade de compras e fornecimento de produtos e serviços, de modo a permitir uma correcta gestão de fornecimentos, dos produtos e serviços da empresa ao mercado.
Os instrumentos SCM apoiam-se nas informações de capacidade de produção presentes no sistema de informação da empresa para passar automaticamente ordens de encomendas. Assim, os instrumentos SCM estão fortemente relacionados com o Software de Gestão Integrada (ERP, Enterprise Resource Planning) da empresa.

Os componentes de SCM são:
  • Planejamento de demanda (previsão)
  • Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão)
  • Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)
  • Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual
  • Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário
  • Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto
  • Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avalição e relatórios de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário